Sábado, 1 de Março de 2008
Resposta ao desafio CCC

 

neoCidade – a cidade reinventada

 

 

Nos 2.º e 3.º períodos, vamos [e estamos] trabalhar a Estratégia e as Propostas simultaneamente: identificamos a situação-problema e em seguida as possíveis soluções.

            A nossa estratégia passa pela regeneração do centro histórico de Santa Cruz, pela idealização de projectos que aliem a protecção ambiental à criação de postos de trabalho, aproveitando, deste modo, o facto de 30% da área do concelho ser coberta de floresta.

            No nosso concelho, temos reservas naturais marinhas e florestais (destacando-se a Laurissilva, cujos espécimes têm propriedades medicinais), pelo que é sensato implementar estruturas de Investigação & Desenvolvimento. Desta forma, fomenta-se a protecção da Natureza, a criação de emprego, a captação de intelectos, produção a uma escala superior à artesanal de medicamentos e melhorando a qualidade de vida de humanos e espécies protegidas. Ao largo da costa santacruzense são visíveis cetáceos (golfinhos e baleias) durante todo o ano, pelo que é possível criar visitas guiadas (em barco) para os observar, enaltecendo, assim, a mais importante actividade económica da ilha: o turismo.

            Mas o nosso ambicioso [e necessário] projecto não se restringe a empreendimentos pontuais na cidade, como tal, já estamos a trabalhar nalgumas plantas de casas energicamente eficientes, já com os “segredos” da domótica. Essas plantas dividem-se em dois tipos: uma de construção mais “em massa” e a outra de edifícios com características de vivendas/moradias. Deste modo, satisfaz-se os diversos mercados-alvo. Acrescenta-se ainda que iremos conceber essas plantas em formato digital através do Google SketchUp e do AutoCad.
            Esperamos ansiosamente pela vital entrevista com o vereador do Ambiente e Urbanismo da CMSC – Câmara Municipal de Santa Cruz, para fazer uma sobreposição de dados entre o mapa de zonas de risco e a planta da cidade, analisar o Plano Director Municipal e ficar informados dos projectos futuros que visem a aliança do conforto com o desenvolvimento sustentável. Assim, constataremos quais as zonas que são próprias para construção, quais as que o não são e também aquelas que, apesar de serem consideradas perigosas, têm construções humanas. No dia dessa entrevista (cuja intenção oficial remonta ao passado mês de Novembro) iremos gravar pequenos inquéritos aos munícipes que encontrarmos na rua, questionando-os acerca do que mais gostam e detestam no concelho de residência.

            Numa tentativa de divulgação do nosso projecto, a saber neoCidade, já contactámos, via e-mail, o Diário de Notícias da Madeira e o Diário Cidade, explicando-lhes sumariamente o nosso projecto e as nossas intenções. Também equacionamos a possibilidade de irmos a um programa televisivo na RTP-Madeira, explicar o nosso projecto e esperando algum feedback dos nossos conterrâneos.

            Para o 3.º Período escolar, vamos ainda conceber um poster em formato A0 (com o essencial do nosso projecto) e uma maqueta (com protótipos dos edifícios concebidos nas supra-referidas plantas).

            Entretanto, estamos a escrever artigos no nosso blogue que apontam para realidades bem melhores que a portuguesa, e das quais devemos tirar ilações.

 

 



publicado por - às 19:29
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Anónimo a 6 de Março de 2008 às 21:18
''Agrade-çolhes'' estarem a fazer isto pela nossa cidade. x'D
Muito bom.
Continuações do bom trabalho ;D


De lisete ribeiro @hotmail.com a 15 de Março de 2008 às 19:52

Trata-se de um artigo extraordinariamente interessante, todavia com um sabor agridoce. Válido pela tentativa "sui generis" de criar a partir do existente, crendo que outras realidades poderão ajudar a colmatar as falhas respeitantes à realidade portuguesa. Só tenho pena que considerem as outras "realidades bem melhores que a portuguesa".
Espero que consigam resultados inéditos acerca das entrevistas que realizarão aos nossos governadores, assim como mais informações sobre o PDM do Concelho de Santa Cruz e que definitivamente, alguém se faça entender sobre as zonas virgens , se existir quem acredite nestas intactas e na necessidade de as preservar, conservar, respeitar, proteger e defender.
Mudo de assunto, pois acredito em mais e melhor português. Não estarei a ser cruel se v. pedir atenção ao uso dos tempos verbais, uma vez que observo o predomínio do tempo presente, mesmo quando se sugerem acções futuras. E acerca de outra..., digamos...dúvida linguística..."fomenta-se(...)a captação de intelectos"? Como irão conseguir tamanha proeza? Com uma cana de pesca e um anzol ou o fenómeno já anda no "ar" e vocês só o têm de agarrar?
Lembrem-se (vem isto a propósito de "vital entrevista") que o adjectivo antes do nome assume um valor mais subjectivo e se for colocado à direita , um sentido denotativo, mais real. Assim, mesmo que pareça absurdo, talvez fosse preferível uma entrevista vital, embora não saiba o que pretendam com a expressão por vocês inventada.
Mais. "No dia da entrevista (...) iremos gravar entrevistas"... Que frase! Meninos, uma coisa será inventar uma nova cidade, outra respeitar a linguagem. Já agora, no 5º. parágrafo, depois da sigla CMSC, coloquem entre parêntesis o nome por extenso. Aproveitem o tempo de Páscoa para aceitarem a crítica como o melhor caminho para vencer!

Termino com uma outra para refexão..."contrução mais em massa"... Boa Páscoa!Leiam o Saramago. Com tanta originalidade, tenho a certeza que o vão apreciar!


Comentar post

Sobre que é este blog, exactamente?

Este blog é um diário das actividades de dinamização da cidade do futuro, como parte do concurso Cidades Criativas, promovido pela Universidade de Aveiro.

Receba notícias nossas por RSS

Afinal o que é o RSS?

posts recentes

|Comprar e vender no eBay...

Prémios Tecnológicos

Árvores fotovoltaicas

Apresentação do projecto

10 dicas verdes para o tr...

TRIAC EV - o carro eléctr...

Saúde

A Apresentação do nosso p...

Syttende mai

Só 1% dos alunos portugue...

Para se ser ministro devi...

A Suécia é o país que mai...

Questões para Elvira Uyar...

Música da Semana

Citação da Semana

10 de Maio - Dia Mundial ...

9 de Maio - Dia da Europa

Energias renováveis: Um p...

Visita de Estado dos Reis...

Preço dos combustíveis

Imagem da Semana

Ericeira multada pelo Est...

Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


arquivos
tags

todas as tags

pesquisar neste blog
 
links
Contactos
Tiago Teixeira
João Alves
Jairo Martins
Bruno Santos