Quinta-feira, 28 de Fevereiro de 2008
Avaliação da ocupação do solo

   

 A Secretaria Regional do Equipamento Social está a elaborar a Carta de Ocupação de Solos. O objectivo é, conforme destaca o secretário regional do Equipamento Social e Transportes, Santos Costa, em declarações ao JORNAL da MADEIRA, avaliar qual é a ocupação que o solo tem na Região.
Aliás, a Secretaria Regional do Equipamento Social já avançou para o concurso público tendo em vista essa elaboração.
Ou seja, conforme explica Santos Costa, «o objectivo é o de perceber a ocupação que o solo tem na Região Autónoma da Madeira, quer ao nível dos espaços agrícolas e dos espaços rurais, quer dos espaços florestais e dos espaços urbanos».
Este estudo, sublinhe-se, é feito ao abrigo do programa comunitário INTERREG III-B, projecto SUEMAC, e tem como objectivo macro estabelecer um modelo de gestão para o território da Macaronésia.
«A aplicação para a gestão de toda a informação foi desenvolvida internamente, sendo agora precisos dados para introduzir no sistema» — acrescenta o governante.

Projecto destinado a várias áreas

O projecto destina-se a várias áreas, com o nosso interlocutor a dar como exemplos a elaboração de planos de ordenamento e o cadastro agrícola.
O estudo será feito pela Direcção Regional de Geografia e Cadastro (departamento da Secretaria Regional do Equipamento Social) e foi feito em colaboração com a Direcção Regional do Ordenamento do Território, com o Parque Natural da Madeira, a Direcção Regional de Agricultura e a Direcção Regional de Florestas.
O governante explica, mais em pormenor, em que consistirá a carta: «Enquanto que a cartografia simples representa-se ao nível da altimetria, da cota que tem e onde é que há casas e estradas, esta é uma cartografia diferente, temática, que caracteriza a ocupação que é dada ao solo».

Correcto ordenamento do território

O objectivo, adiantou ainda, «é tentar reunir os elementos necessários para um correcto ordenamento do território, para um desenvolvimento sustentável».
«Ou seja, estamos a munir todos os intervenientes neste processo de gestão do ordenamento do território, com base actualizada» — concluiu o governante. 

 

in Jornal da Madeira
 

tags:

publicado por - às 11:28
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Sobre que é este blog, exactamente?

Este blog é um diário das actividades de dinamização da cidade do futuro, como parte do concurso Cidades Criativas, promovido pela Universidade de Aveiro.

Receba notícias nossas por RSS

Afinal o que é o RSS?

posts recentes

|Comprar e vender no eBay...

Prémios Tecnológicos

Árvores fotovoltaicas

Apresentação do projecto

10 dicas verdes para o tr...

TRIAC EV - o carro eléctr...

Saúde

A Apresentação do nosso p...

Syttende mai

Só 1% dos alunos portugue...

Para se ser ministro devi...

A Suécia é o país que mai...

Questões para Elvira Uyar...

Música da Semana

Citação da Semana

10 de Maio - Dia Mundial ...

9 de Maio - Dia da Europa

Energias renováveis: Um p...

Visita de Estado dos Reis...

Preço dos combustíveis

Imagem da Semana

Ericeira multada pelo Est...

Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


arquivos
tags

todas as tags

pesquisar neste blog
 
links
Contactos
Tiago Teixeira
João Alves
Jairo Martins
Bruno Santos